sexta-feira, 20 de julho de 2012

Do Pictograma ao Texto Digital


A necessidade de expressar pensamento, ideias e sentimentos e poder registrá-los, surgiu com o homem primitivo no tempo das cavernas, quando este começou a gravar imagens nas paredes.
Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica. O uso de imagens para  registrar as informações fez com que  de alguma forma se construíssem  progressivamente sistemas de representação. Desenvolvida também para guardar os registros de contas e trocas comerciais
A fase pictórica apresenta uma escrita bem simplificada dos objetos da realidade, por meio de desenhos que podem ser vistos  em cavernas. Como acontece nas cavernas do noroeste do Brasil.
O passo seguinte na expressão do pensamento humano foi a construção de ideogramas, como a escritas sumérias, minóica, chinesa e hieróglifos egípcios. Figuras associados à imagem que se queria registrar, mas sem uma imagem ou figura que representasse uma idéia, tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado.








A invenção de um alfabeto silábico (característica das línguas semíticas) e posteriormente fonético ( proposta pelos fenícios aperfeiçoada pelos gregos) é apontada como  uma revolução na expressão do pensamento humano, permitindo a criação de conceitos  abstratos, filosofia, poesia e ficção.
Os passos seguintes foram mais tecnológicos do que conceituas, como a produção de livros de materiais mais resistentes e adequados ao manuseio e finalmente a invenção da imprensa em1450, na Alemanha por Gutenberg.  As revoluções tecnologias em pouco ou nada mudaram a idéia inicial da escrita. E isso é fácil comprovar.





Votamos a usar a Escrita Pictográfica, que chamamos de “icônica”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário