quinta-feira, 7 de julho de 2011

NANOTECNOLOGIA É O CAMINHO?

A Nanotecnologia pode ser apresentada sob duas formas: como indicador de medida e a uma série de técnicas utilizadas para manipular a matéria na escala de átomos e moléculas. Pesquisas em Nanotecnologia são em escala de bilionésimo de metro. Algo tão pequeno que fica muito difícil, ou impossível, de imaginar.
As partículas nano são manipuladas para utilização em pesquisas em engenharia de alimentos, cosméticos, medicamentos, prevenção de doenças, produtos ligados a informática, e outros, isso porque essas partículas se comportam de forma distinta em relação às partículas menores, assim novos produtos são introduzidos no mercado e outros são reformulados.
As técnicas para manipulação e obtenção de nanoestruturas são a Botton-up e a Top-down. A primeira se refere a contrução de nanoestruturas átomo a átomo, a segunda relaciona-se a reproduzir um produto que seja menor e com maior capacidade de processamento de informações que o original. Como exemplo, existe o chip, o que possibilita aparelhos de computadores cada vez menores e com um processamento muito mais ágil.
Indubitavelmente, os produtos da nanotecnologia tem valor comercial em todos os aspectos, a partir daí alguns pontos podem ser discutidos: será que não é mais uma forma de lucrar com a obtenção de novos produtos? Será que a população terá acesso aos novos medicamentos e aos exames que permitirão diagnósticos mais precisos? Como será o descarte do material nano? Quais são os procedimentos para a segurança na manipulação das partículas nano? A sociedade está preparada para suportar uma expectativa de vida que supere os 100 anos?
No nosso país já existem mais de 500 pesquisadores na área de nanociência e nanotecnologia e o governo federal investiu até 2005 quase 80 milhões de reais para pesquisas desse ramo.
Estamos no caminho certo? Temos que investir em pesquisas nano se discutir todos os possíveis entraves da mesma? A população considera tais questões? Saberia se posicionar frente a essas pesquisas?
Acredito que enquanto professores devemos levar para as nossas aulas esse debate, com a finalidade de oportunizar aos nossos alunos uma postura crítica e atuante na sociedade.
 Referências
MARTINS, P. Nanotecnologia e meio ambiente para uma sociedade sustentável. Estudos Sociales, v.17, n.34 México jul/dez, 2009.
PALLONE, S. & JORGE, W.  Brasil aposta na nanociência e nanotecnologia. Inovação Uniemp, v.2, n.1 Campinas, 2006. 

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