quarta-feira, 8 de junho de 2011

Interações Sociais em Sala de Aula


Na última aula de Debates Conceituais em Ensino de Química discutimos, entre outras coisas, se a consciência levava a ação. Com o desenrolar desta questão foi sugerido a pesquisa da relação entre fato e valor.
Encontrei o artigo “PAPEL E VALOR DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA” e resolvi compartilhar com vocês as conclusões sobre o mesmo.
O texto discute o conceito de interações sociais, mostrando seu papel e valor para a dinâmica da sala de aula.
O termo interação social está ligado à proposta de Vygotsky quando ele afirma que o homem é essencialmente social. Completa ainda, afirmando que a relação que estabelecemos com o próximo, numa atividade comum, por intermédio da linguagem, nos constitui e nos desenvolve enquanto sujeitos.
As interações sociais nem sempre, numa dada sociedade, terão valor formativo. Elas mantêm e recriam a todo instante a estrutura da sociedade. Podem ser fontes de informações verdadeiras ou preconceituosas, de independência ou de dominação, de alienação ou de tomada de consciência. Podem ser diretas ou indiretas, envolvendo interações com um ou mais parceiros, com a cultura, com a forma de concepções, idéias e crenças.
Na escola é necessário propiciar interações onde os alunos participem ativamente das atividades específicas para que possam compartilhar processos cognitivos realizados por vários sujeitos, assim ampliar a capacidade cognitiva individual a partir da realização em conjunto daquilo que não seria realizado sozinho.
As interações que contribuem para a construção do saber são as relacionadas a situações específicas como aquelas que exigem coordenação de conhecimentos, articulação de ação... podendo ocorrer na medida em que haja relação entre os conhecimentos a serem construídos e a realidade vivida pelo estudante. Elas podem ocorrer apenas entre professor/aluno (Ensino Tradicional) ou professor/aluno e aluno/aluno (Teorias Sócio-interacionistas).
A diversidade que caracteriza a diferença entre os indivíduos é fundamental para a própria interação social.
Segundo os autores a construção de conhecimentos se dá pela interação social. Deixando-nos um questionamento: a estrutura e o funcionamento da escola busca fazer com que o saber socialmente construído seja de fato distribuído socialmente?

Referências

DAVIS, C. ; SILVA, M. A. S. S. ; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações socias em sala de aula. Cad. Pesq., São Paulo, p. 49-54, 1989.

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