segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Infografia na Mediação Cientista x Jornalista

    Com o intuito de enriquecer nossas discussões em torno da semiótica, sugiro a leitura da comunicação "A infografia na mediação cientista x jornalista - Uma análise introdutória", de Ana Paula Machado Velho, publicada no XXIV Congresso Brasileiro de Comunicação, de 2001. 
    No referido trabalho, Ana faz uma  análise focada nas questões que envolvem a construção da mensagem jornalístico-científica, discutindo exatamente como os acadêmicos criticam a maneira simplista com que os jornalistas elaboram as matérias sobre ciência nos jornais impressos, e como os membros da comunidade científica elaboram seus textos de acordo com as regras do discurso acadêmico, um discurso hermético ao leitor médio, o que esbarra nas regras do jornalismo prático.
    É justamente esse contraste de discursos o desafio ao desenvolvimento do jornalismo científico. É preciso encontrar um caminho que possa oferecer à divulgação científica uma nova roupagem, uma nova forma. Uma proposta é a utilização da infografia – a informação contextualizada em imagem – neste processo.



Artigo completo disponível em:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP15VELHO.PDF

Infográfico: Revista Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário