quarta-feira, 5 de junho de 2013

Filme Metrópolis

Mesmo Bakhtin não tenha se denominando semiótico e sim um filósofo da linguagem, seu trabalhos contribuem muito para a semiótica no estudo da comunicação. Pois ao estudar a comunicação a sua forma e seus conteúdos, iremos ter na mediação de um início no processo da linguagem, e o signo ideológico representará uma ligação dinâmica na interação social. 
Assim podemos citar o filme Metrópolis, de Fritz Lang, está configurado neste contexto semiótico trazido por Bakhtin, um filme cheio de signos ideológicos, não só pelo arcabouço de palavras que nos remetem a luta de classes da época, mas também com as imagens de um futuro distante, num mundo que está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos.  Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalhar sem parar para que a cidade não pare.O filme trás um discurso com duas variantes: linear e pictórico.

Ficheiro:Metropolis poster promocional.png
 http://videolog.tv/video?762556
Este artigo corrobora com as minhas ideias.

http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n11/arquivos/artigos/10.pdf

Um comentário:

  1. Andréa, gostei da sugestão... O filmes são textos sincréticos, que armazenam em si diferentes manifestações de linguagens, como a visual e sonora, resultando de um processo sócio- histórico-linguístico e existencial e criando um texto final produtor de efeitos de sentido.

    ResponderExcluir