sexta-feira, 11 de maio de 2012


Sustentabilidade na Escola

          A edição deste mês da revista Nova Escola (maio/2012 n. 252) traz como matéria de capa a sustentabilidade. No entanto ao ler a matéria o professor se depara com uma abordagem no mínimo inusitada. São apresentados cinco projetos de diferentes escolas que passam longe da questão ambiental. Dois projetos pode se dizer que possuam essa leitura ao trabalhar com desperdício de comida e diminuição na conta de luz, porém estes e os outros três projetos possuem um teor de sustentabilidade na gestão da escola.

Ao apresentar projetos de como diminuir os casos de acidentes, como compartilhar os espaços escolares ou como resolver os desacordos entre professores e alunos, a matéria apresenta o termo sustentabilidade com um preceito básico para relação entre as coisas, e que cada indivíduo que faz parte de um sistema deve fazer o que estiver ao seu alcance para manter o equilíbrio deste sistema. O texto cita o físico Fritjof Capra autor do livro O Ponto de Mutação (Ed. Cultrix) que diz “a sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas uma teia completa de relacionamentos”.

Além de apresentar uma breve explicação sobre o surgimento do conceito de sustentabilidade a  matéria proporciona uma oportunidade de percepção do amplo uso do termo inclusive na área da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário