Sustentabilidade na Escola
A edição deste mês da revista
Nova Escola (maio/2012 n. 252) traz como matéria de capa a sustentabilidade. No entanto ao ler a
matéria o professor se depara com uma abordagem no mínimo inusitada. São
apresentados cinco projetos de diferentes escolas que passam longe da questão
ambiental. Dois projetos pode se dizer que possuam essa leitura ao trabalhar
com desperdício de comida e diminuição na conta de luz, porém estes e os outros
três projetos possuem um teor de sustentabilidade na gestão da escola.
Ao apresentar projetos de como
diminuir os casos de acidentes, como compartilhar os espaços escolares ou como
resolver os desacordos entre professores e alunos, a matéria apresenta o termo
sustentabilidade com um preceito básico para relação entre as coisas, e que
cada indivíduo que faz parte de um sistema deve fazer o que estiver ao seu
alcance para manter o equilíbrio deste sistema. O texto cita o físico Fritjof
Capra autor do livro O Ponto de Mutação (Ed. Cultrix) que diz “a sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas uma
teia completa de relacionamentos”.
Além de apresentar uma breve explicação sobre o surgimento do conceito de sustentabilidade a matéria proporciona uma
oportunidade de percepção do amplo uso do termo inclusive na
área da Educação.
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