sexta-feira, 11 de maio de 2012


Sustentabilidade (Sustentável + i + dade) ou Sustentabilidade (Sustentável + Idade)?
Por Luciana Gomes
Pela norma culta a palavra sustentabilidade é assim formada: a palavra “sustentável” mais a incidência da letra “i” e o sufixo “dade”. Este sufixo -dade tem “como origem o sufixo latino -tati e forma substantivos abstratos que designam qualidade, modo de ser, estado e propriedade” (PEZATTI, 1990, p.156).
No dicionário encontra-se a definição de sustentabilidade como “qualidade de sustentável”; sustentável por sua vez é “que se pode manter, suportável” e “que não envolva riscos ambientais”.
Com devida liberdade linguística – pois a reflexão do pensamento é libertária, não se prende a regras gramaticais – por que não pode ser Sustentável adicionado da palavra Idade? Ao propor essas duas palavras unidas, sustentabilidade é significada numa nova denotação: “aquilo que não envolve riscos ambientais durante a vida do homem e dos animais”. Dentre as diversas formas de interpretação desse pressuposto neologismo semântico (CABELLO, 1991, p.31) caminham-se para um contraponto: será que a sociedade estabelecida realmente se comporta de maneira a não envolver (ou desenvolver) os riscos ambientais na vida de todos os organismos? Ou se comporta numa sociedade estabelecida que deseja se manter, no intuito de preservar, não os seres vivos, mas o que está sócio-histórico-economicamente instituído? Que tipo sustentabilidade existe e que tipo de sustentabilidade se almeja?
Referências:
CABELLO. Processo de formação da gíria brasileira. Alfa, v.35, p.19-53, São Paulo, 1991.
DICIONÁRIO Online de Português. Disponível em www.dicio.com.br, acesso em 08 de maio de 2012.
PEZATTI, E. G. A gramática da derivação sufixal: os sufixos formadores de substantivos abstratos. Alfa, v.34, p.153-174, São Paulo, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário