quinta-feira, 7 de junho de 2012

Des_envolvimento Sustent_hábil


Acabo de criar uma nova nomenclatura para o Desenvolvimento Sustentável. É preciso, antes de tudo, dar os créditos ao desmembramento da palavra “desenvolvimento” à querida amiga Luiza Aguiar. Lembro dela falando nestes termos – falta de envolvimento – em alguma de nossas aulas do mestrado.
         Amplio esta visão ao transformar a adjetivação sustentável em sustent_hábil. Ou seja: Des_envolvimento Sustent_hábil pode ser definido como a habilidade de sustentar (ou embasar) a falta de envolvimento.
 fonte: http://oglobo.globo.com/infograficos/rio20-locais/ (acessado em 07/06/2012)

O mapa acima ilustra os locais que terão atividades referentes à Rio+20. Sugiro aos leitores um olhar crítico à imagem. Percebam que os chefes de Estado estarão reunidos em local afastado dos pontos de maior concentração de pessoas. Deixo, então, uma pergunta reflexiva: seria apenas uma ação de proteção à integridade física destes “Senhores de Estado”?
Apresento, na imagem a seguir, minha percepção acerca deste evento histórico. Acredito que o slogan representa bem o Desenvolvimento Sustentável como paradoxal, inatingível.
 
                                     Slogan da Rio+20 com texto adaptado

         Finalizo esta postagem com uma análise semiótica – segundos os moldes de Pierce – simplificada do slogan em destaque. Esta havia sido elaborada para apresentação em aula da disciplina “Debates Conceituais em Ensino de Química”, ministrada pelo professor Barroco:

Primeiridade
  • Uma imagem (icônica) de uma folha que se liga a uma imagem (icônica) de um homem de braços abertos por meio de uma imagem (simbólica e icônica) de uma escada;
  • a folha se apresenta na cor verde, o homem na cor vermelha e a escada que os conecta na cor azul;
  • A imagem como um todo tem um formato circular, mas não forma um círculo fechado.
Secundidade
  • O homem aparece na parte inferior da escada, enquanto a folha aparece na parte superior da mesma;
  • As cores que ilustram a imagem são as cores primárias: vermelho, verde e azul.
Terceiridade
  • O slogan da Rio + 20 ilustra o homem de braços abertos para o desenvolvimento/crescimento (ilustrado pela escada a ser subida por ele). Mostra, ainda, que este desenvolvimento o fará alcançar a ecologia (ilustrada pela folha). Trata-se de uma mensagem de que o desenvolvimento (tecnológico) permitirá que o homem descubra novas tecnologias que permitirão que as gerações futuras tenham acesso aos recursos naturais que estão sendo, hoje, explorados;
     Verifica-se ainda que as cores primárias podem estar simbolizando que a união dos três pilares do desenvolvimento sustentável – sociedade (homens), economia (desenvolvimento) e natureza (meio ambiente) – produzem a luz (branca). São a base para todas as cores, assim como o desenvolvimento sustentável deve ser a base para tudo: o caminho da luz. Além disso, a imagem ilustra que a união dos três símbolos forma um círculo: figura geométrica perfeita e que simboliza um ciclo contínuo e sem pilares, onde homem, desenvolvimento e natureza são igualmente importantes.

PS.: Sugiro leitura do post “Artigo Do Ecodesenvolvimento ao Desenvolvimento Sustentável: a evolução de um conceito? (Comentários)”. Ele explicita bem o quão insustentável é a crença neste desenvolvimento.
     Acredito, na verdade, no envolvimento total destas nações unidas numa ação de manutenção do globalitarismo. Na busca constante pelo lucro e pelo poder. Acredito, portanto, na habilidade destes "Senhores" de sustentar sua falta de envolvimento com os pobres e o meio ambiente através de estratégias políticas internacionais. E o pior: "nosso Estado que não é nação" será novamente berço destas artimanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário