quarta-feira, 13 de junho de 2012

Olá leitores! Tudo bem?

Começo novamente com uma pergunta: o que será que está intrinsecamente sendo representado pela imagem abaixo?! Este é o logotipo oficial da Rio+20!

Será que conseguimos extrair algumas informações aqui presentes?!

Podemos perceber que a imagem reuni a tríade tradicional presente nas discussões sobre desenvolvimento sustentável: preservação do meio ambiente (uma "folhinha verde"), desenvolvimento econômico ("escada azul") e o desenvolvimento social ("um homem de braços abertos em vermelho"). Não precisamos ser um exímio analista semiótico para notarmos a base conceitual desta reunião.

Fica evidente que este encontro está literalmente interessando em encontrar um modelo de desenvolvimento econômico que permita agressões menos danosas ao meio ambiente. Em momento algum a reunião expressa necessidade e vontade em se discutir o MODELO DE DESENVOLVIMENTO.

E este é o problema...

Para terminar, proponho uma discussão: existe diferença conceitual significativa entre as imangens postadas aqui? O que vocês acham? A segunda é a imagem oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.


Aguardo comentários! Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário