segunda-feira, 4 de junho de 2012


A sustentabilidade na escola

Por Luciana Gomes

A sustentabilidade pode ser definida como “prover recursos para as próximas gerações”, no sentido de sustentar, manter as gerações futuras.

Na escola a sustentabilidade não deve ser trabalhada apenas pelo professor de Ciências, há uma necessidade transdisciplinar, pois vários aspectos devem ser analisados: o humano, o social, o econômico e o ambiental.  Esses aspectos proporcionam ao aluno a ideia da complexidade do tema e as conexões entre as áreas de conhecimento - Geografia, História, Filosofia, Matemática, além da própria Biologia, entre outras.

Apropriando-se dessa rede de conhecimento entrelaçada, espera-se que o aluno possa desenvolver sua capacidade crítica sobre a realidade, questionando-a  e intervindo nela, extrapolando a visão higienista que o culpabiliza pelo aquecimento global e “ignora” o questionamento do modelo vigente hegemônico estabelecido na sociedade capitalista: exploração do trabalhador, mercantilização de tudo e a proteção à propriedade privada.

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