A sustentabilidade na escola
Por Luciana Gomes
A sustentabilidade
pode ser definida como “prover recursos para as próximas gerações”, no sentido
de sustentar, manter as gerações futuras.
Na escola a
sustentabilidade não deve ser trabalhada apenas pelo professor de Ciências, há
uma necessidade transdisciplinar, pois vários aspectos devem ser analisados: o
humano, o social, o econômico e o ambiental. Esses aspectos proporcionam ao aluno a ideia
da complexidade do tema e as conexões entre as áreas de conhecimento - Geografia,
História, Filosofia, Matemática, além da própria Biologia, entre outras.
Apropriando-se dessa
rede de conhecimento entrelaçada, espera-se que o aluno possa desenvolver sua
capacidade crítica sobre a realidade, questionando-a e intervindo nela, extrapolando a visão
higienista que o culpabiliza pelo aquecimento global e “ignora” o questionamento
do modelo vigente hegemônico estabelecido na sociedade capitalista: exploração
do trabalhador, mercantilização de tudo e a proteção à propriedade privada.
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