quarta-feira, 13 de junho de 2012

Representação! Nosso esforço em compreender e ser compreendido

Olá leitores!

Começo este post com algumas indagações: seria possível entender processos biológicos sem as representações visuais?! Seria possível interpretar resultados não aferindo modelos? Seria possível difundir, compartilhar e até mesmo aprimorar conhecimentos sem conecta-los às devidas representações?!

Confesso que não sei responder. No campo do "achismo" diria que seria muito mais difícil.

Acho que boa parte do conhecimento necessita de determinadas representações para que tenhamos uma "leitura" mais abrangente. Acredito que a necessidade de se representar seja mais indispensável se tratando de uma dimensão micro. E é aqui que encontro maiores barreiras como profissional e com isso, geralmente necessito da utilização de algumas representações tradicionais.

Como trabalhar com alunos temas sobre DNA sem utilizar as representações moleculares tradicionais?!

Difícil não?!

Não basta dizer para o aluno que estas moléculas apresentam a capacidade de se replicar. Não basta dizer que esta função está ligada a transmissão de características, que é uma molécula formada por três diferentes compostos e que apresentam diferentes formas em diferentes fases! Para os alunos, para mim e para uma grande maioria, é preciso "ver!!"

Dá até para brincar um pouco com todo esse conhecimento...

Não é verdade?! rs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário