segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sustentabilidade: um perigoso nó conceitual


A empregabilidade do conceito de sustentabilidade pode abranger diversos setores da sociedade. Ao utilizarmos este termo, podemos estar nos referindo a “sustentabilidade” almejada em esferas sociais, econômicas, ambientais, políticas e culturais. 
Existem hoje várias visões de sustentabilidade. Diversas interpretações deste mesmo conceito foram elaboradas de acordo com a área e os objetivos dos estudos desenvolvidos, o que proporcionou uma ampliação excessiva de seu significado.
É relativamente aceitável que este conceito necessite realmente de uma abordagem transdisciplinar e holística, porém, também é perceptível assumir que as ciências disciplinares não obtiveram o devido sucesso na conceituação e aplicabilidade dos termos referentes à sustentabilidade. E a partir desta vulnerabilidade, correntes dominantes têm se aproveitado desta “deriva conceitual” e inserido conceitos e práticas do capital, práticas competitivas e de produção, ou seja, a sociedade ocidental vem inserindo visões mercadológicas no que diz respeito à sustentabilidade. E ao final disto tudo, podemos pagar a uma conta muito cara por não termos sedimentado tão bem tal conceito. Podemos pagar caro por não debatermos que tipo de sustentabilidade desejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário