sexta-feira, 1 de junho de 2012

NANOTECNOLOGIA: LADO A


                 Os avanços da ciência têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Pode-se dizer que a nanotecnologia é o que tem de mais novo e mais promissor no que diz respeito às inovações tecnológicas. Aqui é válido diferenciar uma simples invenção de uma inovação. Apropriando-me de um exemplo dado em aula, pelo professor Barroco, a ciência pode criar uma caneta que venha sozinha para nossas mãos com um simples chamado: venha, caneta (é uma pena não poder, aqui, imitar a sonoplastia da caneta indo à mão)!  Esta caneta não será uma inovação, mas apenas uma invenção. Ela não servirá para ninguém. Será muito mais barato comprar uma caneta normal e pegá-la com as próprias mãos.
                Não encontrei um vídeo para a caneta, mas achei um vídeo que relata um bom exemplo de inovação tecnológica alcançada pelo uso/avanço da nanotecnologia. Tentemos deixar de lado o viés propagandista e de endeusamento americano, mas foquemos apenas no produto da obra.
                  Este exemplo deixa claro o quão avançada, imponente e importante é essa tecnologia. Ela já está presente em nosso dia a dia sem que percebamos em cosméticos, bolas de tênis e nos IPods, produzidos pela empresa americana Apple. Contudo, apesar de poder ser usada para definir se a bolinha de tênis quicou fora ou dentro da quadra, se o Botafogo fez o gol ou não (e ele fez!) ou termos um excelente computador de bolso, a nanotecnologia tem o poder de salvar vidas com introdução de nanopartículas que matarão as células cancerígenas num organismo. Tem o poder de dar a visão àquele que não pode enxergar. Tem o poder de alcançar o supostamente inalcançável.
                  Conclusão: a nanotecnologia é a mais nova maravilha da humanidade. Não! Tenhamos muita cautela com essa nova tecnologia. Há algum tempo, criamos a indústria e vimos o quão magnífica ela era! Passamos a produzir, produzir, produzir. Consumir, consumir, consumir. Depois percebemos que essa maravilha estava (está) acabando com o meio ambiente. Como diz o professor Alexandre Maia: peguemos a espada justiceira para que tenhamos uma visão além do alcance (Thundercats, 1985). Adorei essa citação acadêmica! Em meu próximo post falarei desse lado B da nanotecnologia.

Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0Lsj_NXHfLw (acessado em 01/06/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário