Uma das minhas descobertas ao pesquisar material sobre
semiótica foi a sua aplicação à análise não somente de imagens, mas também de
textos e sistemas como, por exemplo, o citado no artigo “Discursos sobre a Web
2.0 e a educação: uma análise semiótica” de Pereira e Matte, 2010, disponível
em http://www.scielo.br/pdf/tla/v49n1/19.pdf , onde a partir de fontes variadas
o autor analisa as produções sobre a Web 2.0. Nesse contexto, o interessante
foi notar a evolução no que diz respeito ao aprofundamento da interpretação de
signos que refletissem o senso comum da Web 2.0 e a educação, para tanto, o
autor analisa fontes que referenciem a evolução do conceito do ambiente “WWW” e
sua aplicação na educação. Assim, “desconstruindo”
os textos analisados sob a luz da semiótica, pode constatar que apesar da
evolução desse conceito, ainda há um distanciamento dessa realidade para a
prática didática, e apesar da resistência, o professor ainda tem o papel de
mediador, bem como há uma maior reciprocidade por parte do destinatário (aluno).
“Entretanto, é preciso estar atento a mudanças efetivas na prática e não só no
discurso...”
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