segunda-feira, 25 de junho de 2012

Web 2.0, educação e semiótica


Uma das minhas descobertas ao pesquisar material sobre semiótica foi a sua aplicação à análise não somente de imagens, mas também de textos e sistemas como, por exemplo, o citado no artigo “Discursos sobre a Web 2.0 e a educação: uma análise semiótica” de Pereira e Matte, 2010, disponível em http://www.scielo.br/pdf/tla/v49n1/19.pdf , onde a partir de fontes variadas o autor analisa as produções sobre a Web 2.0. Nesse contexto, o interessante foi notar a evolução no que diz respeito ao aprofundamento da interpretação de signos que refletissem o senso comum da Web 2.0 e a educação, para tanto, o autor analisa fontes que referenciem a evolução do conceito do ambiente “WWW” e sua aplicação na educação.  Assim, “desconstruindo” os textos analisados sob a luz da semiótica, pode constatar que apesar da evolução desse conceito, ainda há um distanciamento dessa realidade para a prática didática, e apesar da resistência, o professor ainda tem o papel de mediador, bem como há uma maior reciprocidade por parte do destinatário (aluno). “Entretanto, é preciso estar atento a mudanças efetivas na prática e não só no discurso...”


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