segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sustentabilidade: Um desafio de sociedade


Proponho primeiramente um pequeno resgate histórico dos termos referentes à sustentabilidade. 
Ele foi utilizado pela primeira vez (passível de discussão, mas mundialmente aceito) pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, em 1987. Na sua fala fica clara a tentativa de relacionar as questões ambientais com uma política articulada com o chamado "progresso". Olhemos sua definição: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".
Faço esse breve resgate para endossar uma afirmação: nossa visão sobre sustentabilidade vem sendo deturpada e sistematicamente esvaziada no que tange outras esferas da sociedade desde o seu início. Nossa visão vem caminhando para a completa alienação de como avaliar o que é e o que não é sustentável. 
Na fala da ex-ministra acima vale uma pergunta bastante pertinente: Quais seriam essas necessidades que precisam ser supridas?! 
Se conseguirmos responder sem a citarmos necessidades de mercado, ou seja, necessidades de consumo, estaremos num caminho que considero o mais adequado. Mas vale uma segunda pergunta?! Quem de nós será capaz de responder desta forma?! Quem de nós será capaz de responder sem mencionar as necessidades que o capital nos provoca?! 
Esse é o verdadeiro desafio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário