sábado, 2 de junho de 2012

Representações


Representação se aprende?!
    
    Desde a formação inicial até a continuada para professores é discutido que a aprendizagem só ocorre quando faz sentido para o educando. Da mesma forma acontece com a noção de cultura. Costumes e maneiras de se viver passam de geração em geração e são modificados ou não ao longo do tempo. A brincadeira de roda, o pião, a pipa, as bonecas de pano são exemplos de brinquedos existentes há gerações.
    Representações sociais também sofrem modificações ao longo do tempo. A exemplo do termo "mulher honesta" abolido da Constituição Federal, a descriminalização do adultério, a condenação por pedofilia, principalmente para homens que se envolvam com meninas de 13 a 16 anos, quando há poucas décadas era comum que meninas dessa faixa etária se casassem, a profissionalização da prostituição.
    Enfim, representações, assim como os costumes, são mutáveis ao longo do tempo e das gerações. São permeadas pela cultura onde estão envolvidas e quando fazem sentido para o grupo social onde estão inseridas, pode-se dizer que são aprendidas.

                                                                                                                                              Lis Lopes Dutra

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto! Concordo e acredito. Sou professora de química iniciando a carreira docente, tenho buscado neste inicio formas e representações para que o conteúdo ganhe significado para os estudantes.

    ResponderExcluir